Tudo pronto. Noite de quinta. O Fiat encosta a meio quarteirão. Adamastor desce com as mãos no bolso. Zé Careta aguarda o momento certo para se aproximar. Às 22h15, o balconista se encaminha pra abaixar as portas. Adamastor faz o sinal e Zé Careta desce do carro e se aproxima. Ambos sacam o revólver, anunciam o assalto e abaixam a porta. Dentro da farmácia, os três funcionários são presos no banheiro por Zé Careta que pede silêncio, “senão todo o mundo vai passar pro outro lado”. Enquanto isso, Adamastor vai embolsando o dinheiro. O assalto não durou dez minutos. Adamastor e Zé Careta dirigem-se rapidamente para o carro, pois, ao atravessarem a saída da farmácia, escutam o alarme. Precisam desaparecer o mais rápido possível. No quarteirão de baixo se encontra a guarita da polícia, quando, de repente, “cadê o carro?” Roubaram o Fiat. Não pode ser, e agora? Nem se quisessem, ali não havia outro para roubar. Eles começam a correr na rua deserta, quando, de repente, um carro de polícia vai se aproximando, e, armados, os policiais os abordam, revistando seus bolsos, e dão com o roubo. Conferem os nomes e se certificam de que os ladrões eram foragidos. Encurralados, resolvem se entregar, entrando no camburão. No caminho para a delegacia, avistam o Fiat sendo abandonado pelo inimigo da favela ao perceber o pneu furado.
“Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão?”
Morador da favela do Bico Sujo, Adamastor já arquitetara minuciosamente seu próximo assalto. Não tardaria a pôr o plano em prática, afinal, a grana estava muito curta, os companheiros pressionando o pagamento da muamba e tinha também a nega que estava para parir. É isso, não podia passar daquele final de semana. A mira daquela vez seria a farmácia adquirida recentemente por novos administradores, e essa coisa ele sabia bem como era: os donos investem para valer no novo negócio para chamar a clientela. É o novo visual, muita mercadoria, preços mais em conta nos artigos de conveniência, descontos nos remédios; e ele já havia dado tempo para o dinheiro se avolumar. Completavam-se, naquela semana, seis meses de funcionamento com a nova direção. Já dava para faturar uma boa grana. Adamastor passou quatro dias fazendo ponto por ali, observando o movimento, quem sai para almoçar, quantos ficam, hora do fechamento, rua mais deserta e montou finalmente o seu esquema. Seria na noite de quinta-feira. Dia melhor não havia: véspera de final de semana, noite mais deserta, dinheiro ainda no caixa e o melhor horário: às 22h, até lá o comércio da redondeza já estaria fechado, facilitando o trabalho. O plano era perfeito. Para não ter de dividir a grana com muita gente, levaria só o Zé Careta para ficar na porta checando o movimento enquanto ele fazia a abordagem. Dois “38” e o Fiat roubado na noite anterior para ajudar na fuga.
– Benfeito! Exclama para si, Adamastor.
Aí então teve a brilhante ideia. Não iam ficar nessa sozinhos. Uma vez em cana, o desgraçado também teria que estar atrás das grades. Berra para o policial da frente:
– Ô moço! Esse carro aí é do dono da farmácia e esse cara roubou ele. É o colega lá da favela.
O policial parou, e antes que o outro tivesse tempo para correr foi algemado.
Já na cadeia, fariam o acerto de contas.
Uma narrativa que discorre tão facilmente e que é tão prazerosa de ler, com finais sempre surpreendentes! Essa é a sua marca! Beijos
Sensacional!!! Lembrou-me um pouco o estilo do Rubem Fonseca, porém com uma pegada mais clean… mais suave e mais cômico.
Muito bom!!!
Muito bom!!! Sempre surpreendendo! Beijos.
Este comentário foi removido pelo autor.
Adorei! Leitura prazerosa de um verossímil caso brasileiro!
When I originally commented I clicked the -Notify me when new feedback are added- checkbox and now every time a remark is added I get 4 emails with the identical comment. Is there any method you’ll be able to remove me from that service? Thanks!
Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s really informative. I am going to watch out for brussels. I will appreciate in the event you proceed this in future. Many folks shall be benefited from your writing. Cheers!
It is in reality a nice and helpful piece of information. I’m satisfied that you simply shared this helpful info with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.
This is such a timely subject; I’m glad I found your blog.
This blog post is spot on. I completely agree with your opinions and find them well-articulated. Keep up the good work!
Excellent post, I really enjoyed reading it. Your way of writing is extremely engaging and your insights are very relevant. Thank you for sharing!
Really Appreciate this post, can you make it so I get an email sent to me when there is a new post?
This blog is packed with valuable information, thanks for sharing.
There is noticeably a bundle to know about this. I assume you made certain nice factors in features also.