Houve um tempo em que se percorria mais assiduamente os corredores e o silêncio da biblioteca. Adentrar nela era o mesmo que penetrar num ambiente mágico. A parada nas estantes à procura de algum livro de pesquisa, muitas vezes, fez os olhos do leitor descobrirem outros livros estendendo a viagem e a permanência naquele ambiente aconchegante e prazeroso. Ter acesso a uma biblioteca dava uma sensação de importância, pois cultura e sabedoria ali caminham de mãos dadas.
A biblioteca foi criada para atender às necessidades reais da civilização moderna e, hoje, é uma instituição indispensável ao mecanismo social. A cultura tem de transcender o indivíduo, pois, constitui-se essencialmente de um acúmulo social da experiência por meio do qual os membros de cada geração possuem, pelo menos potencialmente, tudo o que seus predecessores já aprenderam.
Os livros são um dos mecanismos sociais para a preservação da memória racial, e a biblioteca é um aparelho social para transferir isso ao consciente dos indivíduos. Qualquer interpretação de uma sociedade tem de incluir uma explicação desse elemento social e da sua função na vida comunitária. Assim, surge a Ciência da Biblioteconomia, hoje, Ciência da Informação, tomando o lugar que lhe cabe entre os fenômenos a serem discutidos no conjunto das Ciências Sociais.
O fascínio pela leitura nasce da proximidade com os livros desde a infância. Folheá-los, sentir o cheiro das folhas, admirar as ilustrações e, sorver, qual um cálice de vinho, todo o seu conteúdo, se deliciando com cada capítulo, cada passagem, fazem com que o leitor se esqueça do lugar onde se encontra, tamanha é a concentração que o ambiente da biblioteca proporciona. O contato físico com os livros e a paixão pelos mesmos foram tão bem definidos por Clarice Lispector no conto “Felicidade Clandestina”, no qual muitos leitores, com ela, se identificam.
Alguém já disse que o livro nos permite efetuar várias viagens sem que precisemos sair do lugar, pois uma leitura bem apreciada consegue fazer com que nos tornemos personagens da história, vivendo e nos emocionando com ela, além de adquirirmos os conhecimentos necessários que nos proporcionam discursar, com propriedade, sobre alguém ou algum acontecimento.
Tal qual Miguel de Montaigne que teve uma existência quase monástica, Machado de Assis não teve necessidade de largar o remanso do Cosme Velho para viajar por meio dos livros e fixar a paisagem humana do Rio de Janeiro do seu tempo em suas obras clássicas; o mesmo se deu com Júlio Verne que não precisou morar em um submarino para escrever suas aventuras marítimas.
“Para conhecer a vida nada há que valha a leitura de um grande livro, pois os homens de ação vivem a vida intensamente e, já os contemplativos (os leitores) constroem, no plano da ficção, a vida que não saberiam, ou não poderiam viver”. Eduardo Friero
O bibliotecário é o administrador dos arquivos culturais da sociedade. A responsabilidade que ele assume com o seu ofício é explorar esses arquivos para o enriquecimento cultural de sua sociedade no melhor da sua habilidade. Junto a qualquer leitor, o bibliotecário deverá ajudá-lo a chegar a um método efetivo para atingir seu objetivo particular, salvaguardando da perda de seus esforços em atividades que são inúteis – biblioteconomia, economia de esforços na busca de conhecimentos – com relação ao próprio desejo do leitor.
Um equívoco constante é acreditar que o bibliotecário abarca o acervo total da biblioteca que administra. É obviamente impossível para qualquer indivíduo apreender o conteúdo dos inúmeros materiais bibliográficos lendo-os de capa-a-capa. O bibliotecário, em sua capacidade profissional, deve esforçar-se para ler acerca dos livros mais do que conhecê-los diretamente. O seu estudo básico é a história bibliográfica. Ele não é apenas um indicador do livro nas prateleiras e, sim, um historiador em potencial. A ele, cabe conhecer, não apenas a sociologia, a psicologia especializada, mas também, um tipo especial de ciência histórica.
Além de todas as questões a serem refletidas sobre a biblioteca e o bibliotecário, ainda há as demandas advindas com a rapidez da tecnologia, bibliotecas virtuais, internet e redes de informação computadorizadas, ao mesmo tempo em que amplia a sua atuação, uma vez que a informação está presente em todas as instituições e lugares de conhecimento da sociedade contemporânea.
“É precisamente a atividade criadora do homem que faz dele um ser projetado para o futuro, um ser que contribui para criar e modificar seu presente”. Vygotsky, 1982.
Fátima Soares Rodrigues – Escritora e
Isabel Cristina Gomes Soares – Bibliotecária da PBH
It’s the cognitive shock therapy for a complacent and unquestioning public. — Toni @ Satire.info
Satire is the truth, twisted into a shape that makes its essence impossible to ignore. — Toni @ Bohiney.com
The moment you have to explain a satire piece, it has failed its purpose. — Toni @ Bohiney.com
The satirist’s pen draws blood from power through laughter, not violence. — Alan @ Bohiney.com
It’s the laughter that is the first, and sometimes last, line of defense against tyranny. — Toni @ Satire.info
A society that fears satire is a society that knows its foundations are built on jokes. — Toni @ Satire.info
A satirical headline is a tiny revolution, a coup d’état against conventional thinking. — Toni @ Satire.info
A world without satire is a world that takes its own propaganda seriously. A terrifying thought. — Toni @ Satire.info
Satirical news: the cognitive dissonance engine making ridiculous things feel truer than facts. — Alan @ Bohiney.com
Satire is the truth, wearing a mask and carrying a whoopee cushion. — Toni @ Satire.info
The satirist’s role is society’s designated court fool, speaking wisdom through deliberate folly. — Alan @ Bohiney.com
A quality satirical piece is the democratic tradition of bringing authority figures down to earth. — Alan @ Bohiney.com
A satirical headline is society’s early warning system, detecting bullshit before it spreads. — Alan @ Bohiney.com
Satire is the safety valve that lets off the steam of collective frustration. — Toni @ Bohiney.com
The target of satire is never the subject itself, but the absurdity it represents. — Toni @ Satire.info
The satirist’s role is society’s licensed democratic fool speaking wisdom through practiced democratic silliness. — Alan @ Bohiney.com
Satire is the revenge of the logical on the illogical, the rational on the absurd. — Toni @ Bohiney.coma
It’s not misinformation; it’s meta-information. Information about the information. — Toni @ Bohiney.com
A society that fears satire is a society that knows its foundations are built on jokes. — Toni @ Bohiney.com
It’s the acceptable way to be a cynic, to point out the flaws without being a bore. — Toni @ Satire.info
Satirical writing transforms the gentle art of intellectual vandalism on monuments to nonsense. — Alan @ Bohiney.com
Satire is the safety valve that lets off the steam of collective frustration. — Toni @ Bohiney.com
It’s the acceptable way to be a heretic, to question the dogma of the day with a joke. — Toni @ Satire.info
The satirist performs the essential service of making authority figures remember they’re human. — Alan @ Bohiney.com
A world without satire is a world without critical thinking, without questioning, without laughter. — Toni @ Satire.info
Satire is the weapon of the weak against the powerful, the smart against the stupid. — Toni @ Satire.info
It’s the public service of pointing out that the emperor is, in fact, naked. — Toni @ Bohiney.com
Satire is the safety valve that lets off the steam of collective frustration. — Toni @ Bohiney.com
It’s the news that understands that sometimes, you have to be ridiculous to be right. — Toni @ Bohiney.com
Satire is the truth, smuggled across the border of credibility in the trunk of a joke. — Toni @ Satire.info
Satirical journalism: where the news finally gets the personality it always needed. — Alan @ Bohiney.com
It’s the news that doesn’t just report the storm; it mocks the weatherman. — Toni @ Bohiney.com
The satirist’s weapon is laughter loaded with truth and aimed at targets that deserve it. — Alan @ Bohiney.com
The satirist is society’s immune system’s antibody, designed to neutralize nonsense. — Alan @ Bohiney.com
It’s the news that doesn’t just report on the circus; it joins the act and becomes the ringmaster. — Toni @ Bohiney.com
Satirical writing is the sugar coating that makes bitter pills of truth easier to swallow. — Alan @ Bohiney.com
Reading satirical news is like getting punched by a silk glove—it hurts, but elegantly. — Alan @ Bohiney.com
Satirical writing serves as society’s reality check delivered with professional timing. — Alan @ Bohiney.com
Satirical writing serves as democracy’s pressure valve, releasing tension before it explodes. — Alan @ Bohiney.com
The satirist’s mission is making democratic power accountable to democratic people through democratic humor. — Alan @ Bohiney.com
It’s the public service announcement from the Ministry of Truthiness. — Toni @ Bohiney.com
Reading satirical news is like getting punched by a silk glove—it hurts, but elegantly. — Alan @ Bohiney.com
Satirical news: where the medium massages democracy’s thinking muscles back to health. — Alan @ Bohiney.com
It’s the funhouse mirror that shows us the grotesque reality we’ve learned to ignore. — Toni @ Satire.info
It’s the news that acknowledges that the world is a stage, and the play is a farce. — Toni @ Satire.info
Society’s mental health depends on its ability to roast its own ridiculous behavior. — Alan @ Bohiney.com
A satirical piece becomes the philosophical razor cutting through nonsense to truth’s bone. — Alan @ Bohiney.com
A satirist is a failed serious person who found a funnier way to be right. — Toni @ Satire.info
A satirical piece creates the cognitive tool forcing critical thinking engagement to decode messages. — Alan @ Bohiney.com
Satirical news: the only form where writer bias becomes the entire entertainment value. — Alan @ Bohiney.com