TUDO E TODOS SÃO EMPRÉSTIMOS

           nao-tenho-controle-sobre-coisas-e-pessoas-tenho-conexoes-1200x628

 O ano de 2019 está findando, conforme o calendário criado pelo homem, já que o tempo não se mensura.

No balanço que faço do que conquistei e do que perdi, posso me perder em alegrias e angústias, dependendo da maneira como encaro a vida.

Após atravessar desertos e tempestades que configuram a nossa jornada humana, assim como a dos heróis, cujo objetivo final sempre é a conquista da vitória, percebo que a minha noção de vitória tomou outros rumos e me folgo com isso, afinal, vencer nem sempre significa a conquista do pódio, mas o que foi aprendido e apreendido na travessia. Isso é o que demarca a satisfação ou não que terei ao final da etapa. De todas as etapas: da vida e do final da vida.

Se Deus é o Criador de todas as coisas, logo, tudo e todos pertencem a Ele, e, então, tudo e todos nos foram emprestados por
Ele. E se foi um empréstimo, qual o sentimento que nutro ao ter de devolver?

Ora, o ser humano, geralmente, apropria-se das coisas e, também, das pessoas. Isso é meu; é minha casa; é meu dinheiro; é meu carro; é meu filho; é meu marido; é minha mãe…

Então, se é meu, ao ser “tomado”, a minha sensação de posse é muito abalada, afinal, ninguém tem o direito de tomar o que é meu. Porém, se vejo tudo como um empréstimo, logo, nada me pertence e tenho de cuidar para devolver “ao dono”, da forma mais original possível que ele me emprestou.

Essa noção ficou muito clara, para mim, quando passei a morar de aluguel. O apartamento não é meu, então, tenho de evitar que algo se deteriore, sob pena de ter de consertar quando eu tiver de me mudar para outro.

Se eu direcionar isso a pessoas, verei que é da mesma forma. Quando temos a posse de algo ou de pessoas, a tendência é nos sentirmos garantidos e não nos preocuparmos muito com a conservação, afinal, se é meu, trato do jeito que eu quero, já que ninguém há de me tirar.

E é perceptível essa realidade: com minha mãe, filhos, companheiro, família, eu tenho o direito de agir do jeito que quero, pois acredito que, como já sabem que somos unidos por esses laços, têm a obrigação de me compreender, de me aceitar e de me perdoar por todos os meus erros.

Já com as pessoas que estabeleço laços que não me dão a garantia de posse sobre elas, procuro ser mais amável, delicada, compreensiva, etc.

Isso vale também para as coisas. Se alguém me empresta algo, a não ser que eu seja um ser que se aproprie até do que não é meu, o meu senso de responsabilidade e justiça me faz cuidar e ser imensamente grata ao devolver o que não me pertence.

Então, se nada e ninguém me pertencem e reconheço que têm um “dono”, buscarei a humildade da aceitação quando, se porventura, me for tirado, seja em vida, seja pela morte dos outros ou a minha, o sentimento que tem de me invadir é de gratidão pelo tempo que tudo me foi proporcionado, e de reconhecimento de que, por não ser o dono, devo devolver, sem revolta, o que nunca me pertenceu.

 

Feliz 2020!

 

19.265 thoughts on “TUDO E TODOS SÃO EMPRÉSTIMOS

  1. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a colleague who has been doing a little homework on this. And he actually bought me breakfast simply because I found it for him… lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk about this matter here on your web page.

  2. Next time I read a blog, I hope that it doesn’t fail me as much as this particular one. I mean, Yes, it was my choice to read through, nonetheless I really thought you’d have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of complaining about something that you can fix if you were not too busy looking for attention.

  3. Having read this I thought it was very enlightening. I appreciate you taking the time and energy to put this content together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!

  4. I have to thank you for the efforts you have put in writing this site. I’m hoping to view the same high-grade content from you in the future as well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal blog now 😉

  5. Having read this I thought it was rather informative. I appreciate you finding the time and energy to put this information together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile!

Deixe uma resposta