Um ano sem Alcione Araújo

Hoje, dia 15 de novembro, completou um ano de falecimento do cronista, romancista e dramaturgo Alcione Araújo. Desde então, nós, leitores, ficamos sem ler suas crônicas às segundas-feiras, no jornal Estado de Minas.
 
É difícil apontar qual a melhor crônica do Alcione que foi publicada, desde setembro de 2001, no Caderno Cultura. Porém, a crônica SEM PARAR DE CANTAR foi uma das que mais me marcou. E eu dizia isso a ele. Tanto que, no lançamento da coletânea das crônicas publicadas no livro: “Cala a boca e me beija”, na Academia Mineira de Letras, no dia 9 de dezembro de 2010, algumas crônicas foram lidas por ele, e essa não ficou de fora.
 
Relendo novamente a crônica, creio que algumas passagens são dignas de ser lembradas:
 
“O senhor eu sei que não reclama dos meus passarinhos e até aprecia o canto deles. Já vi o senhor de manhã, na volta da caminhada, ficar um tempão olhando pra gaiola pendurada na árvore, ouvindo o meu curió. O senhor, que tem tanto livro, sabe como é bonito, gosta do que toca o coração. Mas tem morador que reclama que o canto dos passarinhos acorda ele, que não dorme mais, e começa o dia nervoso. O senhor acha que é possível canto de passarinho dar nos nervos?
Já chegou no ouvido do síndico. Ele avisou que na volta quer ter uma conversa comigo. Vai dizer que reclamaram dos passarinhos. O quê que eu posso fazer? Calar os bichinhos, não posso! Vai querer que me livre deles – também não posso.
Sou do interior, o senhor sabe, que nem os porteiros de tudo que é prédio por aí. Lá a gente aprende as coisas com os bichos. Aprendi tanta coisa com passarinho! O senhor já viu passarinho fazer ninho? Ele bica um gravetinho aqui, um garrancho acolá, vai longe atrás de uma palha, de um capim, voa horas por uma flor de algodão. Quando fica pronto, arrumadinho, bate a ventania, cai o temporal, vem um bicho qualquer, ou aparece algum menino e acaba com tudo. Acha que passarinho chora, reclama da vida? Passarinho, não. Passarinho começa tudo de novo. E sem parar de cantar! Lá vem ele com o graveto, o capim, a folha seca, o ramo…
O senhor já viu ninho com ovinhos? Três, cinco, meia dúzia, desse tamanhinho! Quando filhotinho tá pra nascer, é de chorar: vem o vento, a chuva, o bicho ou o menino e acaba com tudo! Passarinho xinga e quer matar? Passarinho, não. Passarinho começa tudo de novo. E sem parar de cantar! Lá vem o garranchinho, a palha, a flor de algodão…
O senhor tá entendo aonde eu quero chegar? A vida tem sua atrapalhação, tem homem de mais e passarinho de menos, o senhor não concorda? Homem reclama, chora, desanima, desiste e tudo o mais. Passarinho, não. Passarinho não desiste. Nem para de cantar.
Se não posso calar passarinho, nem vou dar pros outros, nem vender, nem trocar, nem soltar, é capaz que o síndico me mande embora. O que eu posso fazer!
O senhor sabe, se tiver que ser, vai ser. Vou chorar e pedir pra ficar? Eu não! Vou embora, e levo meus passarinhos e minhas gaiolas, que é quase tudo que tenho. No caminho não sei pra onde, vou juntando esperança, que nem passarinho junta graveto, e faço meu ninho com as folhas verdes da esperança. E sem parar de cantar, que nem tô cantando aqui pro senhor.”
A última crônica do livro “Cala a boca e me beija” chama-se “Morte e ressurreição” e narra a recuperação de uma cadela semimorta, salva por ele e um amigo: duas crianças de seis anos de idade, que deram, a ela, o nome de Morte:
“Morte nos trouxe muita alegria. Logo se ergueu e andou. Antes de correr, latia. E, por latir, ficou arriscado mantê-la no porão. Mas não foi difícil passar a Morte adiante. Embora despelada, estava curada e esperta. Surgiu até a tentação de adotá-la, mas desistimos. Uma vizinha idosa a acolheu – tivemos o bom-senso de não revelar seu nome. Ao lembrar-me de Morte, saltitante e eufórica, e compará-la com o animalzinho que agonizava na esquina, sou inclinado a crer que aos 6 anos aprendi os vestígios do que se chama morte e ressurreição. Com os dois entendi também o que é esperança.”

 

Que não percamos a esperança de poder ressuscitá-lo, Alcione, por meio das palavras que você deixou registradas em seus livros!

9.935 thoughts on “Um ano sem Alcione Araújo

  1. My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety
    of websites for about a year and am nervous about switching to another platform.
    I have heard fantastic things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress content into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  2. Having read this I believed it was really informative.
    I appreciate you spending some time and effort to put this
    information together. I once again find myself spending a lot
    of time both reading and commenting. But so what, it was still worthwhile!

  3. What i don’t understood is actually how you are not actually much more well-liked than you might be right now. You are very intelligent. You realize thus significantly relating to this subject, produced me personally consider it from numerous varied angles. Its like men and women aren’t fascinated unless it is one thing to do with Lady gaga! Your own stuffs nice. Always maintain it up!

  4. I’m not that much of a internet reader to be honest but your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back down the road. All the best

  5. I’ve been browsing on-line greater than 3 hours as of late, but I never found any attention-grabbing article like yours. It’s beautiful value sufficient for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made excellent content as you did, the web can be a lot more helpful than ever before.

  6. Howdy! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?
    My blog addresses a lot of the same topics as yours
    and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you’re interested feel free to send me an email.

    I look forward to hearing from you! Superb blog by the way!

  7. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely useful and it has aided me out loads.
    I’m hoping to give a contribution & help different customers like
    its helped me. Good job.

  8. I was excited to discover this page. I wanted to thank you for ones time
    for this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it and i also have you saved as a favorite to see new
    stuff on your website.

  9. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and
    wished to say that I’ve truly enjoyed surfing around your blog posts.
    In any case I’ll be subscribing to your rss feed and I’m hoping you write again very soon!

  10. Terrific article! That is the kind of info that are meant to be shared across the web.
    Shame on Google for not positioning this submit higher! Come
    on over and consult with my site . Thank you =)

  11. Hey would you mind stating which blog platform you’re
    working with? I’m planning to start my own blog soon but
    I’m having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  12. درود بر خانم فاطمه
    بهتره امتحان کنید
    سایت بت تنیس
    رو برای کازینو زنده.
    این سرویس سریع پشتیبانی فارسی و برای تگزاس پوکر مناسبه.

    چند ماهه عضوم و حتما ببینیدش.

    موفق باشید حسین.

  13. درود فراوان محمد
    حتما پیشنهاد می‌کنم
    سایت فرمول یک بت
    رو در حوزه spⲟrt betting.
    این سایت محبوب تنوع بالا و برای کاربران ایرانی مناسبه.

    کیفیت بالایی داره و به نظرم جالبه امتحان کنید.

    خدانگهدار.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Website