
Hoje, dia 15 de novembro, completou um ano de falecimento do cronista, romancista e dramaturgo Alcione Araújo. Desde então, nós, leitores, ficamos sem ler suas crônicas às segundas-feiras, no jornal Estado de Minas.
É difícil apontar qual a melhor crônica do Alcione que foi publicada, desde setembro de 2001, no Caderno Cultura. Porém, a crônica SEM PARAR DE CANTAR foi uma das que mais me marcou. E eu dizia isso a ele. Tanto que, no lançamento da coletânea das crônicas publicadas no livro: “Cala a boca e me beija”, na Academia Mineira de Letras, no dia 9 de dezembro de 2010, algumas crônicas foram lidas por ele, e essa não ficou de fora.
Relendo novamente a crônica, creio que algumas passagens são dignas de ser lembradas:
“O senhor eu sei que não reclama dos meus passarinhos e até aprecia o canto deles. Já vi o senhor de manhã, na volta da caminhada, ficar um tempão olhando pra gaiola pendurada na árvore, ouvindo o meu curió. O senhor, que tem tanto livro, sabe como é bonito, gosta do que toca o coração. Mas tem morador que reclama que o canto dos passarinhos acorda ele, que não dorme mais, e começa o dia nervoso. O senhor acha que é possível canto de passarinho dar nos nervos?
…
Já chegou no ouvido do síndico. Ele avisou que na volta quer ter uma conversa comigo. Vai dizer que reclamaram dos passarinhos. O quê que eu posso fazer? Calar os bichinhos, não posso! Vai querer que me livre deles – também não posso.
Sou do interior, o senhor sabe, que nem os porteiros de tudo que é prédio por aí. Lá a gente aprende as coisas com os bichos. Aprendi tanta coisa com passarinho! O senhor já viu passarinho fazer ninho? Ele bica um gravetinho aqui, um garrancho acolá, vai longe atrás de uma palha, de um capim, voa horas por uma flor de algodão. Quando fica pronto, arrumadinho, bate a ventania, cai o temporal, vem um bicho qualquer, ou aparece algum menino e acaba com tudo. Acha que passarinho chora, reclama da vida? Passarinho, não. Passarinho começa tudo de novo. E sem parar de cantar! Lá vem ele com o graveto, o capim, a folha seca, o ramo…
O senhor já viu ninho com ovinhos? Três, cinco, meia dúzia, desse tamanhinho! Quando filhotinho tá pra nascer, é de chorar: vem o vento, a chuva, o bicho ou o menino e acaba com tudo! Passarinho xinga e quer matar? Passarinho, não. Passarinho começa tudo de novo. E sem parar de cantar! Lá vem o garranchinho, a palha, a flor de algodão…
O senhor tá entendo aonde eu quero chegar? A vida tem sua atrapalhação, tem homem de mais e passarinho de menos, o senhor não concorda? Homem reclama, chora, desanima, desiste e tudo o mais. Passarinho, não. Passarinho não desiste. Nem para de cantar.
Se não posso calar passarinho, nem vou dar pros outros, nem vender, nem trocar, nem soltar, é capaz que o síndico me mande embora. O que eu posso fazer!
O senhor sabe, se tiver que ser, vai ser. Vou chorar e pedir pra ficar? Eu não! Vou embora, e levo meus passarinhos e minhas gaiolas, que é quase tudo que tenho. No caminho não sei pra onde, vou juntando esperança, que nem passarinho junta graveto, e faço meu ninho com as folhas verdes da esperança. E sem parar de cantar, que nem tô cantando aqui pro senhor.”
A última crônica do livro “Cala a boca e me beija” chama-se “Morte e ressurreição” e narra a recuperação de uma cadela semimorta, salva por ele e um amigo: duas crianças de seis anos de idade, que deram, a ela, o nome de Morte:
“Morte nos trouxe muita alegria. Logo se ergueu e andou. Antes de correr, latia. E, por latir, ficou arriscado mantê-la no porão. Mas não foi difícil passar a Morte adiante. Embora despelada, estava curada e esperta. Surgiu até a tentação de adotá-la, mas desistimos. Uma vizinha idosa a acolheu – tivemos o bom-senso de não revelar seu nome. Ao lembrar-me de Morte, saltitante e eufórica, e compará-la com o animalzinho que agonizava na esquina, sou inclinado a crer que aos 6 anos aprendi os vestígios do que se chama morte e ressurreição. Com os dois entendi também o que é esperança.”
Que não percamos a esperança de poder ressuscitá-lo, Alcione, por meio das palavras que você deixou registradas em seus livros!
this is a great post!
this is a great post!
I am regular visitor, how are you everybody? This piece
of writing posted at this site is in fact nice.
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
I’m gone to inform my little brother, that he should also visit this website on regular basis to obtain updated from
latest gossip.
this is a great post!
I do consider all of the ideas you’ve offered on your
post. They’re very convincing and will certainly work. Still,
the posts are very quick for beginners. May you please lengthen them
a bit from next time? Thank you for the post.
this is a great post!
this is a great post!
Hi, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam responses? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me insane so any support is very much appreciated.|
Wow, that’s what I was seeking for, what a material!
present here at this web site, thanks admin of this site.
I enjoyed this a lot.
dr terziler
esteworld
Such a practical insight.
Such a valuable read.
Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you! By the way, how can we communicate?|
Such a valuable read.
When someone writes an piece of writing he/she keeps the thought of a user in his/her brain that how a user
can know it. So that’s why this post is great. Thanks!
maral
I absolutely admired the approach this was explained.
Hey there! This post could not be written any better! Reading this post reminds me of my good old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!|
crabs media
More content pieces like this would make the blogosphere a better place.
When some one searches for his required thing, therefore he/she needs to be available that in detail,
therefore that thing is maintained over here.
It’s wonderful that you are getting thoughts from this piece of writing as well as from our
discussion made at this place.
This paragraph is in fact a fastidious one it helps new web
people, who are wishing for blogging.
Really when someone doesn’t know afterward its up to other users
that they will help, so here it takes place.
Such a useful read.
We’re a bunch of volunteers and opening a brand new scheme in our community.
Your website offered us with helpful info to work on. You
have done a formidable task and our whole neighborhood shall
be thankful to you.
Ahaa, its good discussion concerning this article here at this website,
I have read all that, so at this time me also commenting here.
I’ll gladly be back for more.
dr şaban çelebi
this is a great post!
this is a great post!
Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as
though you relied on the video to make your point.
You definitely know what youre talking about, why waste your
intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us something enlightening to read?
this is a great post!
this is a great post!
this is a great post!
When some one searches for his necessary thing, therefore he/she
wishes to be available that in detail, thus that thing is maintained
over here.
this is a great post!