Eternamente em Botafogo

            Carioca da gema, fluminense doente, amante do Salgueiro, Dionísio era pura alegria. Dado a festas, muitos amigos e rodadas de cervejas em seu barraco, sempre foi rodeado por muitos: interesseiros e amigos verdadeiros.
            Casou-se com a companheira de farra, dez anos mais velha do que ele, mas com vigor jovial para as madrugadas. Não tiveram filhos. Moravam em um barraco, no Bairro do Andaraí, ladeado de algumas casinhas, propriedade da família dele. Sócio do irmão, numa empresa de contabilidade, num entrevero, desfez o laço profissional juntamente com o sanguíneo e nunca mais se falaram. Com a irmã, que morava sozinha, na casa melhorzinha, na entrada do cortiço, não foi diferente: inimigos para sempre. Os parentes da esposa, ignorantes dos motivos que levaram Dionísio a esta solidão familiar, concluíam que a culpa não era dele. Homem despojado, mão aberta, alegre e amigo de todos não tinha o perfil de um egoísta, interesseiro e ambicioso. Logo, foi uma vítima da ambição familiar. Tanto que muito se fez para retirá-lo do pequeno barraco em que morava com a esposa, incomodados que ficavam os parentes com as amizades e as festanças que adentravam a madrugada.
            Porém, a bondade de Dionísio tinha limites. Permitir que lhe tirassem o pouco do nada que possuía era desaforo. Bateu o pé e ficou. Ainda com as caras fechadas, os desaforos, as indiretas, enfim todo o mau-olhado de que ele e a esposa eram vítimas, espalhados pelo bairro pelas fofoqueiras de plantão.
Seu único e maior desejo era morar em Botafogo. Aquilo é que era bairro. Não afetado como Copacabana, nem perigoso como a área do Andaraí em que morava. Para ele, o Rio se resumia no Bairro do Botafogo. O Cristo Redentor de frente e de braços abertos abençoando Botafogo. Achava-o um bairro alegre, bonito, de gente bonita. Combinava com ele. E sempre dizia aos amigos: “um dia, ainda racho em definitivo pra Botafogo. Podem escrever.”
            Cândida, a esposa, negava o nome. Deixara o interior mineiro ainda no final da adolescência com o propósito de estudar e trabalhar para sobreviver. Também, porque a vidinha pacata no interior, cujo cotidiano resumia-se à escola, trabalhos domésticos, missa e cama, abortando o resto da noite, após às 21h – hora em que todos já se encontravam nos braços de Morfeu –, não combinavam nem um pouco com a sua personalidade ativa, festeira e aventureira, fato que lhe custou pitos diários dos pais.
            Na cidade maravilhosa, fez muita coisa, menos estudar. Até que conheceu Dionísio e nunca mais se separaram.
            Na casa dos sessenta, a cirrose apareceu. Dionísio, na dos cinquenta, e apaixonado pela mulher, resolveu que era hora de dar um basta na bebida. Parou para dar o exemplo. A mulher continuou. Ele não acabou com as reuniões em sua casa, mas acabou com a bebida que as acompanhava. Os amigos que fossem jogar cartas, como sempre, porém, no “seco”, ou à base do cafezinho, quiçá, chá ou refrigerante. Os interesseiros debandaram, só ficaram os amigos. E esses são pouquíssimos, principalmente, depois que Cândida passou a ficar de cama, exigindo cuidados. Mas ela não parou de beber. Escondida do marido, armazenava uma cachacinha num vidro de perfume, num pote de maionese… onde fosse possível ludibriá-lo. Aos setenta, faleceu. O marido custou a remexer as coisas da esposa. Saudoso, não tinha coragem de levantar lembranças. Mas urgia que se desfizesse das coisas dela para amenizar a saudade, afastando recordações que lhe doíam.
            Um dia, na cozinha, procurando determinado vasilhame, surpreendeu-se: no fundo de um armário, uma velha garrafa térmica que não parecia vazia pelo peso. Abriu-a e o cheiro de pinga exalou.
            Dionísio continuou mantendo a vidinha de sempre, rodeado de pouquíssimos amigos, dentre eles a velha Maria que, duas vezes por semana, lavava-lhe a roupa, ajeitava o pequeno barraco e sempre deixava uma comidinha pronta para ele ir passando os dias.
            Dez anos depois do falecimento da esposa, Dionísio agora, na casa dos setenta, é mais ainda cauteloso, principalmente, quando uma forte dor no peito o levou rápido para um hospital público. Por sorte, Maria estava por perto.
            Constatado o problema de coração, Dionísio ia aos poucos se despojando do pouco que tinha. Como não tinha filhos, mas uma grande afinidade com os parentes da esposa, avisava-lhes do que um dia herdariam com a sua morte. O pequeno barraco já estava prometido em cartório à filha de Maria que tanto o ajudou.
            Foi numa quarta-feira de cinzas, após a festejadíssima vitória da sua escola de samba preferida, Salgueiro, que Dionísio teve um ataque do coração.
            Maria, que, agora, diariamente, visitava o amigo, cozinhando e arrumando o seu cantinho, deu com Dionísio caído no quarto. Chamou os amigos que o conduziram ao hospital.
            Dionísio ainda respirava, mas não voltou mais. Dois dias depois, estava morto.
            Ao recolher os documentos de Dionísio para as providências do enterro, Maria dá com o bilhete pregado por dentro da porta do guarda-roupa: “em caso de falecimento, jazigo número…. Cemitério São João Batista. Bairro do Botafogo.”
            Enfim, vestido com a camisa do Fluminense e deitado na cama-de-madeira coberta com a bandeira do Salgueiro, Dionísio estava eternamente em Botafogo, ao lado de ilustríssimos vizinhos: Nelson Rodrigues, Arthur Bernardes, Janete Clair, Machado de Assis…! 

5.092 thoughts on “Eternamente em Botafogo

  1. Hi there! This article could not be written any better! Going
    through this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I will forward this information to him.
    Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

  2. Right now it looks like BlogEngine is the top blogging platform available right now. (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?

  3. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this brilliant blog!

    I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to
    my Google account. I look forward to brand new updates and will talk
    about this site with my Facebook group. Talk soon!

  4. Hi! I know this is kind of off topic but I was
    wondering if you knew where I could find a captcha plugin for
    my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding
    one? Thanks a lot!

  5. hani asan khi disno aahy tah ketra manho kharab fahsh je wadhandar musilee te qabo paen je koshash kari rahya aahan jeko 11 salan khan poe bah jari rahan waro aahy.

  6. Incredible! This blog looks just like my old one!
    It’s on a completely different topic but it has pretty much the same layout and design. Wonderful choice
    of colors!

  7. I was wondering if you ever considered changing the page layout of your blog?

    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.

    Maybe you could space it out better?

  8. Having read this I thought it was rather informative. I appreciate you finding the time and energy to put this informative article together.

    I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments.
    But so what, it was still worthwhile!

  9. ꯃꯌꯥꯝ ꯄꯨꯝꯅꯃꯀꯄꯨ ꯅꯨꯡꯉꯥꯏꯕꯥ ꯐꯣꯡꯗꯣꯀꯆꯔꯤ, ꯋꯦꯕꯁꯥꯏꯠ ꯑꯁꯤ ꯄꯥꯕꯗꯥ ꯅꯨꯡꯉꯥꯏꯕꯥ ꯐꯥꯑꯣꯏ ꯃꯔꯃꯗꯤ ꯃꯐꯝ ꯑꯁꯤꯗꯥ ꯑꯗꯣꯝ ꯄꯨꯝꯅꯃꯛꯅꯥ ꯑꯁꯤꯒꯨꯝꯕꯥ ꯂꯧꯁꯤꯡ ꯑꯁꯤ ꯁꯦꯌꯔ ꯇꯧꯔꯤ, ꯑꯩꯍꯥꯛꯅꯥ ꯅꯨꯃꯤꯠ ꯈꯨꯗꯤꯡꯒꯤ ꯕ꯭ꯂꯣꯒ ꯑꯁꯤ ꯌꯦꯡꯂꯝꯃꯤ꯫

  10. What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely helpful
    and it has aided me out loads. I am hoping to give a contribution & help other users like its helped me.
    Great job.

  11. Æз абон æртæ сахатæй фылдæр зилын интернеты æмæ дæу хуызæн цымыдисаг æрмæг нæ ссардтон. Уый мын уыд тынг пайдайаг фæлтæрддзинад. Мæнмæ гæсгæ, алы веб-мастер æмæ блогер дæр дæу хуызæн хæрзхъæд æрмæг куы сарæзтаид, уæд интернет уыдаид пайдадæр.

  12. After looking at a few of the articles on your
    blog, I truly appreciate your way of blogging.
    I saved it to my bookmark website list and will be checking
    back in the near future. Please check out my web site as well and let me know your opinion.

  13. Normally I do not learn article on blogs, but I wish to say that
    this write-up very forced me to try and do it!
    Your writing style has been surprised me. Thank you, quite great article.

  14. Pretty component to content. I simply stumbled upon your weblog and in accession capital to
    claim that I get actually loved account your weblog posts.
    Anyway I will be subscribing in your augment or even I achievement you get right of entry to
    consistently fast.

  15. 안녕하세요 여러분, 이 웹사이트를 읽게 되어 기쁩니다. 여러분이 여기서 많은 지식을 공유하고 있거든요. 저도 매일 이 블로그를 확인하곤 했습니다.

  16. Stream Protocol is changing how people use crypto.
    With Stream Finance, users can easily manage digital assets.
    Stream Finance Crypto offers fast, secure transactions, making it simple for everyone to join the crypto world.

  17. Artikel ini sangat bermanfaat,
    membuat saya lebih paham tentang topik yang dibahas.

    Saya senang membacanya dan baru-baru ini juga membuka **MPO102**
    yang membahas informasi deposit dengan gaya yang mudah dimengerti.

    Semoga selalu konsisten.

  18. Its like you read my mind! You seem to understand so much about this, such
    as you wrote the ebook in it or something. I feel that you can do with a few p.c.

    to pressure the message home a little bit, however other than that, this
    is excellent blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

  19. Lake Rosseau. Guests can spend their day in-doors in the pool, at the spa, or go snowmobiling on designated trails if they are looking for some fun adventure.

  20. You can definitely see your expertise within the article you write.

    The arena hopes for more passionate writers such as you who
    aren’t afraid to mention how they believe. Always
    follow your heart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Website