Eternamente em Botafogo

            Carioca da gema, fluminense doente, amante do Salgueiro, Dionísio era pura alegria. Dado a festas, muitos amigos e rodadas de cervejas em seu barraco, sempre foi rodeado por muitos: interesseiros e amigos verdadeiros.
            Casou-se com a companheira de farra, dez anos mais velha do que ele, mas com vigor jovial para as madrugadas. Não tiveram filhos. Moravam em um barraco, no Bairro do Andaraí, ladeado de algumas casinhas, propriedade da família dele. Sócio do irmão, numa empresa de contabilidade, num entrevero, desfez o laço profissional juntamente com o sanguíneo e nunca mais se falaram. Com a irmã, que morava sozinha, na casa melhorzinha, na entrada do cortiço, não foi diferente: inimigos para sempre. Os parentes da esposa, ignorantes dos motivos que levaram Dionísio a esta solidão familiar, concluíam que a culpa não era dele. Homem despojado, mão aberta, alegre e amigo de todos não tinha o perfil de um egoísta, interesseiro e ambicioso. Logo, foi uma vítima da ambição familiar. Tanto que muito se fez para retirá-lo do pequeno barraco em que morava com a esposa, incomodados que ficavam os parentes com as amizades e as festanças que adentravam a madrugada.
            Porém, a bondade de Dionísio tinha limites. Permitir que lhe tirassem o pouco do nada que possuía era desaforo. Bateu o pé e ficou. Ainda com as caras fechadas, os desaforos, as indiretas, enfim todo o mau-olhado de que ele e a esposa eram vítimas, espalhados pelo bairro pelas fofoqueiras de plantão.
Seu único e maior desejo era morar em Botafogo. Aquilo é que era bairro. Não afetado como Copacabana, nem perigoso como a área do Andaraí em que morava. Para ele, o Rio se resumia no Bairro do Botafogo. O Cristo Redentor de frente e de braços abertos abençoando Botafogo. Achava-o um bairro alegre, bonito, de gente bonita. Combinava com ele. E sempre dizia aos amigos: “um dia, ainda racho em definitivo pra Botafogo. Podem escrever.”
            Cândida, a esposa, negava o nome. Deixara o interior mineiro ainda no final da adolescência com o propósito de estudar e trabalhar para sobreviver. Também, porque a vidinha pacata no interior, cujo cotidiano resumia-se à escola, trabalhos domésticos, missa e cama, abortando o resto da noite, após às 21h – hora em que todos já se encontravam nos braços de Morfeu –, não combinavam nem um pouco com a sua personalidade ativa, festeira e aventureira, fato que lhe custou pitos diários dos pais.
            Na cidade maravilhosa, fez muita coisa, menos estudar. Até que conheceu Dionísio e nunca mais se separaram.
            Na casa dos sessenta, a cirrose apareceu. Dionísio, na dos cinquenta, e apaixonado pela mulher, resolveu que era hora de dar um basta na bebida. Parou para dar o exemplo. A mulher continuou. Ele não acabou com as reuniões em sua casa, mas acabou com a bebida que as acompanhava. Os amigos que fossem jogar cartas, como sempre, porém, no “seco”, ou à base do cafezinho, quiçá, chá ou refrigerante. Os interesseiros debandaram, só ficaram os amigos. E esses são pouquíssimos, principalmente, depois que Cândida passou a ficar de cama, exigindo cuidados. Mas ela não parou de beber. Escondida do marido, armazenava uma cachacinha num vidro de perfume, num pote de maionese… onde fosse possível ludibriá-lo. Aos setenta, faleceu. O marido custou a remexer as coisas da esposa. Saudoso, não tinha coragem de levantar lembranças. Mas urgia que se desfizesse das coisas dela para amenizar a saudade, afastando recordações que lhe doíam.
            Um dia, na cozinha, procurando determinado vasilhame, surpreendeu-se: no fundo de um armário, uma velha garrafa térmica que não parecia vazia pelo peso. Abriu-a e o cheiro de pinga exalou.
            Dionísio continuou mantendo a vidinha de sempre, rodeado de pouquíssimos amigos, dentre eles a velha Maria que, duas vezes por semana, lavava-lhe a roupa, ajeitava o pequeno barraco e sempre deixava uma comidinha pronta para ele ir passando os dias.
            Dez anos depois do falecimento da esposa, Dionísio agora, na casa dos setenta, é mais ainda cauteloso, principalmente, quando uma forte dor no peito o levou rápido para um hospital público. Por sorte, Maria estava por perto.
            Constatado o problema de coração, Dionísio ia aos poucos se despojando do pouco que tinha. Como não tinha filhos, mas uma grande afinidade com os parentes da esposa, avisava-lhes do que um dia herdariam com a sua morte. O pequeno barraco já estava prometido em cartório à filha de Maria que tanto o ajudou.
            Foi numa quarta-feira de cinzas, após a festejadíssima vitória da sua escola de samba preferida, Salgueiro, que Dionísio teve um ataque do coração.
            Maria, que, agora, diariamente, visitava o amigo, cozinhando e arrumando o seu cantinho, deu com Dionísio caído no quarto. Chamou os amigos que o conduziram ao hospital.
            Dionísio ainda respirava, mas não voltou mais. Dois dias depois, estava morto.
            Ao recolher os documentos de Dionísio para as providências do enterro, Maria dá com o bilhete pregado por dentro da porta do guarda-roupa: “em caso de falecimento, jazigo número…. Cemitério São João Batista. Bairro do Botafogo.”
            Enfim, vestido com a camisa do Fluminense e deitado na cama-de-madeira coberta com a bandeira do Salgueiro, Dionísio estava eternamente em Botafogo, ao lado de ilustríssimos vizinhos: Nelson Rodrigues, Arthur Bernardes, Janete Clair, Machado de Assis…! 

2.770 thoughts on “Eternamente em Botafogo

  1. 1つ目は、もちろん資産アプローチです。私たちはそれをそのまま使いました。2人のパートナーが資産と資本の所有権または責任を事業に譲渡したと仮定すると、事業の価値は100万ドルになります。

  2. Great post. I used to be checking constantly this weblog
    and I am impressed! Very helpful info specifically the final phase :) I care for such
    information much. I used to be looking for this certain info for a very lengthy time.
    Thank you and good luck.

  3. Joint Genesis looks like a solid supplement for anyone struggling
    with joint stiffness or discomfort. I like that it focuses on boosting synovial fluid with Mobilee® while also using natural anti-inflammatory ingredients like Boswellia and ginger.
    Many users mention improved flexibility and less pain after a few weeks, which makes it
    worth considering if you want a natural way to support healthy joints.

  4. માલુબે કી રિપોટ પા ડીલ એશિયા, લેડિટ વાઈ સીયુયુટી ગેંગ તાઓ-મિંગ ઓકવાન્યો $3 મિલિયન મે લિમ મા કી લ્વોન્ગો ની સિરીઝ એ કી બોટ લ્યુટિનો ક્વાન મા ગી ટાય કા કાકો ટિક.

  5. का・जिर्गासमा का・जिगासामा दाओम・काईगड・कनारसमा दाओम・काईगड・कनारसमा मलाई माफ गर्नुहोस्। मलाई माफ गर्नुहोस्। मलाई दिनुहोस्। का・जिर्गासमा・दाओम・अन्मा・शरुन। एकमाजुकु भवदीय

  6. あらゆるやり取りが安心感を蝕み、仮想世界のペルソナの脆弱性を露呈させる。観客は、吉井が自身を取り巻く脅威の大きさに気づくにつれ、仮想世界の恐怖と現実世界の危険が重なり合う、複雑に入り組んだ状況に既に浸りきっている。

  7. PrimeBiome seems like a promising supplement for gut health and digestion ✨.
    I like that it focuses on supporting a balanced microbiome,
    which is so important for overall wellness. Definitely worth checking out if you’re looking to improve digestive comfort and boost energy naturally!

  8. and will be built in collaboration with the university, the startup said in a statement. Funds from the round will also be put toward creating products and solutions to benefit the environment.

  9. Visium Plus sounds like a really promising supplement for supporting eye health naturally ✨.
    I like that it focuses on protecting vision with a blend of herbs and
    nutrients, especially in today’s world where screen time is so
    high. Definitely worth checking out for anyone looking to
    maintain sharper and healthier eyesight .

  10. 모든 상호 작용이 안심감을 느끼고 가상 세계의 페르소나의 취약성을 드러낸다. 관객은 요시이가 자신을 둘러싼 위협의 크기를 깨닫게 되면서 가상 세계의 공포와 현실 세계의 위험이 겹치는 복잡하게 얽힌 상황에 이미 빠져들고 있다.

  11. I wanted to thank you for this wonderful read!!
    I definitely enjoyed every bit of it. I have you book-marked to look at new stuff you post…

  12. Hi ku ya hi xiviko xa Real Asia, President wa CYUT Geng Tao-ming u seketerile hi timali ku sungula loku fambisiwaka hi swichudeni loku vuriwaka Startup Startup.

  13. Ка・Джиргасама Ка・Джиргасама Том・Кайкат・Канарасама Том・Кайкат・Канарасама Бырастыы гын. Алҕас. Миэхэ биэр. Ка・Джиргасама・Том・Анма・Шарун. Экамасуга тапталынан

  14. I every time emailed this website post page to all my contacts, as if like to read it afterward my friends will too.

  15. ProvaDent seems like a really promising dental support supplement ✨.

    I like that it focuses on strengthening gums, freshening
    breath, and supporting overall oral health with natural ingredients.
    If it delivers as claimed, it could be a great addition to daily dental care alongside
    brushing and flossing! ✅

  16. ようこそ!前回の記事では、パートナーが事業における持分をどのように分割すべきか、あるいは分割できるのかを探りました。例として、片方のパートナーが50万ドルの資産を持ち込み、もう片方のパートナーが50万ドルの資本を持ち込んだとします。合計すると100万ドルになりますよね?はい。事業の価値は100万ドルですよね?

  17. When I initially commented I appear to have clicked on the -Notify me when new
    comments are added- checkbox and from now on every time a
    comment is added I recieve 4 emails with the exact same comment.
    Perhaps there is a means you are able to remove
    me from that service? Thank you!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Website