
Estive em Itabira de Drummond. Mais, precisamente, fui respirar poesia em meio ao minério e concreto desta Minas. Itabira é mais que uma fotografia na parede, é mais que uma ruptura: o Pico do Cauê, centenário, deixou de existir.
Atravessando uma ruptura de 41 anos, fui buscar uma junção com a literatura. E percebo que de rupturas nascem os poemas.
Chego por volta das 10h30 do dia 29/10/16. O tempo nublado, banhado por fina chuva. Desembarco na rodoviária e subo a estreita rua que desembocará no Hotel.
Fui recebida amigável e literariamente pelo Walde, primo descendente do poeta, proprietário do Hotel Itabira, casarão de 180 anos, palco que deu origem ao poema “José” do Drummond, após uma ruptura.
No espaço de duas horas, Walde sintetiza várias vidas para mim, além da de Drummond: conheço o irreverente José, irmão do poeta, na foto sem camisa e, por isso, rasgada por algum familiar. Ouço de Walde o carinho com que se refere à Lili (Amarilles, namorada de José). Desfilam diante dos meus olhos, fotos, poemas, recortes de jornais, e sou capaz de presentear o passado, vendo esses vultos circulando ao meu lado.
Véspera de feriado religioso. A cidade estava em festa, pois tudo estava pronto para a procissão que passaria pelo casarão. Lili, professora de português e francês, também tocava maravilhosamente o piano muitas vezes, enquanto Drummond declamava seus poemas.
Estando ela na sacada, conversando com um viajante que passava pela rua, chega o namorado José, a cavalo. Ciumento, briguento, ele não gosta de vê-la conversando com o estranho e ameaça entrar no casarão com cavalo e tudo.
Entra dando tiros para o alto, enquanto os familiares escondem Lili em um dos quartos. Pouco depois, ele rola escada abaixo e é posto para fora a pontapés, pelo pai de Lili, que termina o namoro imediatamente. Uma vergonha para a família. E então, Drummond poetizou: “E agora, José? A festa acabou…”
Segundo a tradição, os casamentos aconteciam entre primos de primeiro grau, mas depois que o namoro de Lili foi desfeito, mais adiante, Drummond escreve “Quadrilha”:
“João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria, que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.”
De acordo com Walde, J. Pinto Fernandes é um pseudônimo, criado por Drummond, do caixeiro-viajante de São Paulo que não era primo de primeiro grau de Lili, e se casou com ela.
Fico extasiada ouvindo esses fatos de Walde que entremeia a conversa com a declamação dos poemas do primo Drummond. É ele quem me mostra uma foto do Pico do Cauê do século passado e, depois, não tão recente assim, uma foto já com o pico “degolado” pela Mineradora.
Acomodo-me no aconchegante e poético hotel, e desço para o almoço no “Vide Gula”, restaurante delicioso montado no térreo do hotel, pelas irmãs de Walde.
Antes das 14h, parto a pé para a longa caminhada à Casa de Drummond, ao Memorial Carlos Drummond de Andrade, ao Pico do Amor e à Fazenda do Pontal. Vou percorrendo esses caminhos drumondianos e percebo, no meio do caminho, muitas pedras: o Museu está fechado e a Fundação não fica aberta no final de semana. E estou na “Semana Drummondiana…”
Retorno no início da noite, tomo um banho e descanso.
Na manhã seguinte, 30 de outubro, abstenho-me de votar no segundo turno em Belo Horizonte, para poetar em Itabira. Começo no café da manhã do hotel, com Quintana: “O segredo não é correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
Depois, assento-me no sofá, na recepção, enquanto converso com o Luiz que me explica sobre a originalidade do piso de tábua corrida do casarão de 180 anos. Segundo ele, os escravos misturavam o esterco dos animais para assentarem a madeira no piso, tomando o cuidado para criar uma “tira” necessária de ligação entre as tábuas, a fim de evitar que, com o tempo, o calor inchasse as tábuas, estragando o piso. Como a mão de obra escrava não recebia nada pelo serviço, ele era feito com muito esmero, cuidado e tempo.
Às 15 horas, deixo Itabira, debaixo de uma chuva fina, enquanto a dois meses do término do ano de 2016, releio Drummond:
“RECOMEÇAR
Carlos Drummond de Andrade
Não importa onde você parou… Em que momento da vida você se cansou… O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante: acreditar em você novamente.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado…
Chorou muito? Foi limpeza da alma…
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechou a porta até para os anjos…
Está se sentindo sozinho? Talvez você tenha afastado as pessoas no seu “período de isolamento”…
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da sua melhora…
Pois bem, agora é hora de reiniciar, de pensar na luz… de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para se aproximar.
Que tal dar um jeito no visual, fazer um novo curso ou realizar aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?
Observe quantos desafios a vida está a lhe oferecer!
Quanta coisa nova está esperando para ser descoberta!
Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis.
O mau humor vai minando nosso fígado, até a boca ficar amarga.
Se você está se sentindo assim, com a sensação de derrota, é hora de recomeçar…
E hoje é um bom dia para enfrentar novos desafios.
Defina aonde você quer chegar e dê o primeiro passo.
Comece por fazer uma faxina mental, jogando fora todos esses pensamentos e sentimentos pessimistas que se acumularam ao longo do tempo.
Atire para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade de entrar.
Desfaça-se desse sentimento de inferioridade, de incapacidade, e valorize-se. Você é o que fizer de você.
Em seguida, faça uma faxina no seu quarto. Jogue fora todo aquele lixo que você acumula há tempos, só como recordação do passado.
Papéis velhos dos quais você nunca precisou. Disco e fitas que você não irá mais ouvir, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e tudo aquilo que só traz recordações tristes.
Abra seu guarda-roupa e retire tudo o que não usa mais. Doe para alguém que precisa. Doe os calçados que apertam seus pés ou que não servem porque seu número não é mais o mesmo.
Para recomeçar é preciso abrir espaços mentais e físicos…
Depois que tomar essas providências, leia um bom livro, assista a um bom filme, para alimentar sua mente com ideias positivas e otimistas.
Aproxime-se dos amigos, dos familiares, das pessoas alegres que ajudarão você a sustentar o bom ânimo e a coragem.
Evite, enquanto se restabelece, a presença de pessoas pessimistas e desanimadas. Só as busque quando estiver forte o bastante puder ajudá-las.
Busque um lugar calmo e eleve a Deus uma prece.
Mas comece agradecendo pela vida, pelas oportunidades renovadas, pelos obstáculos e desafios que surgem no caminho. Eles nos fazem mais forte quando os superamos.
Lembre-se: o dia de hoje é uma página em branco que o Criador lhe oferece para que você escreva um novo capítulo da sua história.
Recomeçar é só uma questão de querer. Se você quer, Deus quer. É por isso que Ele acena sempre com essa nova chance chamada presente.
Pense nisso e não perca nem mais um minuto!”
Shark at Laguna Beach yelled “YOLO!” before charging.
Shark at Bondi Beach refused to bite man using “live, laugh, love” towel.
Laguna Beach lifeguards now require proof of shark insurance.
Coney Island attack halted when shark got distracted by funnel cake smell.
Malibu shark bit a guy who wouldn’t stop talking about Burning Man.
Coney Island shark rejected hot dog vendor, bit the mascot instead.
At Daytona Beach, shark offered sunscreen sample pre-bite.
Coney Island bite happened during pizza float parade.
At Malibu, shark mistook a man’s inflatable girlfriend for prey.
Daytona Beach swimmer bit by shark wearing novelty glasses.
fantastic points altogether, you just gained a new reader. What would you recommend about your post that you made some days ago? Any positive?
I’m not sure why but this site is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I’ll check back later and see if the problem still exists.
I think other site proprietors should take this site as an model, very clean and fantastic user friendly style and design, as well as the content. You are an expert in this topic!
It’s perfect time to make a few plans for the future and it is time to be happy. I have learn this submit and if I may I want to recommend you some attention-grabbing things or tips. Perhaps you can write next articles regarding this article. I want to read even more things about it!
Years of positive crypto experiences.
Great UI, works smoothly in Spain.
Nice post. I learn something more difficult on completely different blogs everyday. It can all the time be stimulating to read content material from different writers and follow somewhat one thing from their store. I’d prefer to use some with the content on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll offer you a link on your web blog. Thanks for sharing.
I’m not sure where you are getting your information, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for fantastic info I was looking for this info for my mission.
Helpful and friendly support staff.
There are some interesting points in time in this article however I don’t know if I see all of them heart to heart. There’s some validity but I will take maintain opinion till I look into it further. Good article , thanks and we wish extra! Added to FeedBurner as well
Thank you for your entire hard work on this website. My mother enjoys participating in investigation and it’s really easy to see why. Most people notice all of the powerful mode you create useful items on the web site and as well as cause participation from website visitors on that concern and our girl is without a doubt studying a whole lot. Take pleasure in the remaining portion of the year. You are always performing a splendid job.
Always my first stop.
Professional crypto analysts recommend this.
Alpaca Finance
MatchaSwap finds you the best prices across exchanges and combines them into one trade
What is Hyperliquid?
hyperliquid
Best crypto exchange in Scandinavia.
Hey there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after reading through some of the post I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!
I like the helpful information you supply on your articles. I will bookmark your weblog and take a look at again right here frequently. I am quite certain I will be informed plenty of new stuff right here! Best of luck for the next!
Really useful platform in the USA.
This article made me want to cancel my plans and rewrite my setlist. — comedywriter.info
I want to read this to my plants so they grow funnier. — comedywriter.info
MultiChain
How to Use Matcha Swap: A Step-by-Step Guide for DeFi Traders
Hyperliquid App
Hyperliquid App
Matcha Swap
I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this website. Reading this info So i’m happy to convey that I’ve a very good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make certain to do not forget this web site and give it a look on a constant basis.
Thanks for any other fantastic article. The place else may just anyone get that type of info in such a perfect method of writing? I’ve a presentation next week, and I am at the look for such information.
The best comedy is fearless—don’t hold back — comedywriter.info
You just gave my writing voice a Red Bull and a slap. — comedywriter.info
The best humor is unintentional—capture real moments — comedywriter.info
A good tag can extend a joke’s life — comedywriter.info
You turned creative failure into an art form with a punchline. — comedywriter.info
You managed to turn self-doubt into a supporting character with punchlines. — comedywriter.info
You’ve distilled years of wisdom and pettiness into one glorious piece. — comedywriter.info
Comedy is about the things we pretend not to see — comedywriter.info
Reading this was like being heckled by someone who’s absolutely right. — comedywriter.info
I like the helpful information you supply in your articles. I will bookmark your blog and test once more here frequently. I am rather sure I’ll learn plenty of new stuff right right here! Good luck for the next!