Elisa, minha filha caçula que acabou de conquistar a maioridade ao completar 21 anos, está reproduzindo, no desenho, a foto dos meus pais quando jovens, para presentear a minha mãe que fará 92 anos de idade, e que, muitas vezes, não mais se reconhece nas fotos…
Ao esboçar os traços da face do meu pai, pergunta-me de chofre: “Como era o seu pai?”
Respondo imediatamente com duas rimas de sentido contrário: carinhoso e nervoso, e penso: como definir uma pessoa? E até que ponto tenho o direito de delimitar traços de personalidade de alguém se desconheço as minhas atitudes diante de situações nunca experienciadas? Sou capaz de imaginar as atitudes que eu teria, porém, a emoção de vivê-las ainda é desconhecida e, assim, ao misturar a razão com a emoção, não sei ao certo qual delas se imporá com mais afinco…
Mas meu pai era um sujeito extremamente movido pelas emoções. Emocionava-se com facilidade, não se importando com as lágrimas que rolavam pelo seu rosto. Não sentia vergonha de expressar o amor que nutria pela família. Era presença constante na casa dos pais, no interior, nas férias escolares dos filhos. Quando sua mãe contraiu um câncer, chorava ao ouvir a fita cassete que gravara dos encontros familiares. Visitava-a constantemente quando, em suas viagens a trabalho, estava mais próximo da cidade em que os pais moravam.
Talvez, também por isso, morreu “do coração”. Dizia que não suportaria ir ao enterro da mãe. Foi poupado: morreu antes dela, aos 43 anos, repentinamente, de insuficiência cardíaca…
Mas também era muito nervoso. Dotado de grande organização, irritava-se com facilidade quando encontrava coisas fora do lugar: “qualquer dia desses, acharei os sapatos dentro do fogão…”
Era caixeiro viajante e eu, muitas vezes, arrumava a sua mala. A forma de dobrar as roupas, o lugar correto de colocar cada peça, os apetrechos de higiene pessoal, tudo tinha seu lugar designado e muito organizado.
Talvez, essa “perfeição”, essa disciplina (trabalhador incansável e responsável, cumpria rigorosamente os horários) impedia-o de ser mais condescendente com os outros que pensavam diferente. As regras, impostas aos filhos, eram duras. Quando chamava algum deles, chamava duas vezes, pois, na terceira, já não tinha perdão.
Por ser muito carinhoso, cobrava, de certa forma, também, o carinho e atenção da esposa e dos filhos, ao chegar em casa, do trabalho, e não ser recebido com abraços e beijos.
Da minha mãe, herdei o amor imensurável pelos filhos, a fé em Deus, a coragem e a força de seguir sozinha, a sabedoria de poeta que ela sempre foi: “a gente cria filhos é para o mundo”; “não existe idade, existe vida!”; “Prefiro ser viúva de marido morto a ser viúva de marido vivo” (pensava assim porque se sentia amada). E a certeza de que “como a fumaça, tudo passa.”
Busco, em mim, o que herdei do meu pai, e me vejo tão emotiva quanto ele; tão urgente na externalização do meu amor, carinho e, também, perdão, quanto ele; tão verdadeira, embora, com isso, às vezes, atropelando a limitação do outro, quanto ele; tão imediatista, no que se refere à disciplina, quanto ele; alegre, comunicativo e empático. Presenciei-o pagando ingresso de futebol para o amigo e levando-o ao Morumbi em seu carro. Dava até o que faltava em casa…
Amava minha mãe. Trazia-lhe, sempre, de muitas cidades, lembranças, chaveiros: “Estive em São José dos Campos e lembrei-me de você. Com muito amor!”
“Eu te amo!”… E expressava, fisicamente e com palavras, esse amor. Era ele quem agendava o salão e a levava. Quem lhe comprava roupas, brincos, batom…Gostava de circular com ela em todos os lugares, dizia que ela era linda…
Então, quem era meu pai?
Foi o primeiro homem que conheci. Alegre e triste. Carinhoso e nervoso. Trabalhador e apreciador dos encontros…, e, para mim, de grande relevância: casou-se por amor. Enfrentou a frieza e julgamento dos irmãos de minha mãe porque a queria por esposa.
Creio que foi feliz nos dezessete anos de casado que viveu, porque foi humano, “demasiadamente, humano!”
Uma homenagem à árvore milenar que me fez fruto: minhas raízes!
The more you rewrite, the funnier it gets — pluscomedy.com
The punchline should be a curveball, not a fastball — pluscomedy.com
Your writing is like a shot of espresso mixed with regret and timing. — pluscomedy.com
The best writing tip here was to cry less and punchline more. — pluscomedy.com
Parody works when you love what you mock — pluscomedy.com
The best writing tip here was to cry less and punchline more. — pluscomedy.com
Comedy is about the things we pretend to care about — pluscomedy.com
Understatement can be funnier than shouting — pluscomedy.com
The punchline should be the last possible thing they expect — pluscomedy.com
You’ve captured the inner chaos of comedians with the elegance of a back-alley haiku. — pluscomedy.com
The only thing tighter than your setup was my jeans after quarantine. — pluscomedy.com
Writing satire is hard because the real world keeps plagiarizing our best material.
A good tag can extend a joke’s life — pluscomedy.com
The best jokes are the ones that feel spontaneous — pluscomedy.com
A well-placed “So there’s that…” can end a joke perfectly — pluscomedy.com
A well-placed “I don’t know…” can be a punchline — pluscomedy.com
You just turned cultural commentary into a high-stakes drinking game. — pluscomedy.com
The punchline should be the last possible thing they expect — pluscomedy.com
The best humor comes from self-awareness — pluscomedy.com
A good tag can extend a joke’s life — pluscomedy.com
The more you commit, the harder they laugh — pluscomedy.com
Play with words—puns are low-hanging fruit but effective — pluscomedy.com
Use callbacks to reward attentive audiences — pluscomedy.com
Comedy is about the things we pretend not to notice — pluscomedy.com
The weirder the premise, the straighter the delivery — pluscomedy.com
This article deserves a standing ovation and a slow clap from an overenthusiastic uncle. — pluscomedy.com
villa peyzaj modelleri peyzaj fiyatlari harika fikirler ve modeller izmir
It’s going to be end of mine day, but before end I am reading this enormous piece of writing to improve my know-how.
Usually I don’t learn post on blogs, but I wish to say that this write-up very
compelled me to try and do it! Your writing style has been surprised me.
Thanks, quite great article.
Hi there, just wanted to mention, I loved this blog post.
It was inspiring. Keep on posting!
Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You clearly know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us something informative to read?
izmir saat modelleri izmir de saat kac 2025 izmir de durumlar ve gezilecek yerlerin listesi.
I think other web site proprietors should take this website as an model, very clean and fantastic user friendly style and design, let alone the content. You’re an expert in this topic!
umraniye216.uno nice saat gezilecek yerler listesi.
esc marka model platformlarinda hazirlanan sistemlerin basinda geliyor.
me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.
It’s amazing in support of me to have a web site, which is
useful in support of my know-how. thanks admin
Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.
Just wanted to say thanks for this post — very helpful info. By the way, don’t miss your chance at publixsurvey.com $1000 — it’s quick and easy!
Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.
Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora!
Great post! I always enjoy reading your thoughts. By the way, if anyone shops at Kroger, don’t forget to share your experience at kroger.com/feedback for a chance to win rewards.
Greta Gerwig doesn’t miss.
Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora!
Really appreciate the info here. It’s amazing how many people don’t know they can activate their codes through disneyplus.com/redeem. Your blog is doing a great job spreading awareness!
Sydney might be the only person who can wear pink and make me cry.
Russiamarkets.to
gjack.com deneme sistemleri bitcoin ile yatirim sistemidir.
fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima.
amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.